sábado, 7 de janeiro de 2012

Repetência escolar: como lidar com essa situação quando o aluno é seu filho. PARTE I







Fim de ano letivo: crianças saem felizes da escola, pois conseguiram cumprir a missão de avançar para próxima série. Enquanto isso, pais mostram o sorriso estampado no rosto e têm a sensação que mais uma etapa foi cumprida com vitória.

Porém, para muitas famílias a história é outra, já que a Educação no Brasil usa o método da repetência e é um dos países que mais reprova alunos na América Latina.

Então, o que fazer quando a criança repete de ano? Como tratar essa questão com o aluno? E o quais mudanças necessárias para o próximo ano?


Neste primeiro artigo (da série Repetência Escolar), vamos ver como lidar com a criança que foi reprovada.

Como vivemos numa sociedade onde o sucesso é cobrado e muitas vezes há investimentos altos por parte dos pais com a Educação dos filhos, é normal a família também sentir-se frustrada e fracassada, o que traz o sentimento de raiva e fúria à tona. Contudo, é necessário controlar-se emocionalmente, manter a calma. Lembre-se que "perder a cabeça"  fazendo ameaças e promessas sem pensar antes, pode piorar ainda mais a situação, pois o aluno ficará mais ansioso e frustrado do que já está. Além de tudo, sua palavra deixará de ter crédito, já que quando estiver mais calma, pode mudar de opinião e não cumprir o que tinha dito no momento de nervosismo. Portanto, mantenha-se firme e calma.

Vale ressaltar que a criança não perde o ano escolar sem motivos, muitas vezes a repetência é  sintoma de algo que não está bem com ela ou ao seu redor. Por isso, o mais importante é ficar atento. A atenção e observação é uma boa maneira de descobrir qual o real motivo da reprovação. Observe a criança, analise como ela se relaciona com os amigos e família, se é calada, agitada e etc... Enfim, tente descrever como é seu filho e se ele mudou de comportamento recentemente.

Eu gosto de enfatizar a questão da atenção, pois a repetência pode ter acontecido devido a dificuldades de aprendizagem (como a discalculia, dislexia e outras) que tenha passado despercebido pela escola, ou até mesmo por questões emocionais que podem influenciar no desenvolvimento escolar. Portanto, após sua análise, se houver dúvidas procure um profissional (Psicólogo ou Psicopedagogo) para maiores esclarecimentos.

Assim que o período de férias terminar, a criança deverá retornar à escola e muitas mudanças irão ocorrer. Por isso, é imprescindível o diálogo sem repreensão exagerada. Normalmente as reprovações não acontecem simplesmente porque o aluno foi ausente com os estudos, ou preguiçoso. Como relatei anteriormente, há chances de algum problema (seja emocional ou não) estar acontecendo. Portanto, converse com a criança abertamente, diga que no próximo ano estará na mesma série e pontue os motivos.  Reforce a informação que ela irá estudar com uma nova turma e que o conteúdo a ser aprendido será o mesmo. O importante é que o diálogo não desfavoreça ainda mais a auto-estima, em geral a criança sabe que fracassou e já se pune por isso.

Mantenha-se sempre a disposição e aberta para diálogos com a criança. Deixe claro que irá acompanhar de perto o desempenho escolar dela e que as coisas irão mudar! Seja positiva, pois isso irá estimular o aluno. 

É muito comum a criança perder o ano letivo devido a problemas familiares como: separação dos pais, perda de ente querido, problemas de saúde e outros. Nessa situação é preciso ter mais atenção ainda, ser acolhedor e estar mais próximo da criança. Se não souber como lidar com isso, ou esse período de piora escolar continuar, procure um psicólogo.



FICA A DICA: perder o ano letivo não é a pior coisa do mundo. Muitas vezes é a chance da criança amadurecer para seguir em frente. Cuidado com as repreensões excessivas, pois elas podem desestimular ainda mais o aluno e ao invés de melhorar a situação, só haverá piora. Entenda o real motivo da repetência e mostre isso  claramente para a criança, seja justa e firme. Mantenha- se a disposição para ajudá-la e analise suas próprias atitudes perante aos estudos do seu filho. Muitas vezes o comportamento dos pais pode ser um dos fatores responsáveis pela repetência escolar.


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga Infantil

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário