quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Quadro de Incentivo: para que serve e como usar. Funciona?


Como algumas pessoas sempre me mandam mensagens sobre como e quando utilizar o famoso "Quadro de Incentivo da Supernanny", aqui vai um post sobre o assunto.

 O que é o Quadro de Incentivo?

É um quadro feito com o envolvimento de toda a família. Com ele é possível mudar determinado comportamento da criança em um curto período de tempo através do reforço positivo. A cada dia e meta cumprida a criança ganha um adesivo que mostra que o comportamento esperado foi alcançado. No final de um período estipulado, um prêmio é dado a criança ( que equivale ao reforço positivo pelo comportamento adquirido).
Preciso deixar bem claro aqui que antes de usar o quadro é necessário ter em mente o que se quer com ele, pois ficar mudando de objetivos toda hora só irá confundir a criança e dificilmente o quadro trará algum beneficio. O Quadro de Incentivo não é uma brincadeira se você não souber usar ou apenas não seguir as regras de forma correta, a criança tende a piorar o comportamento.

  Por que o Quadro de Incentivo pode mudar o comportamento de uma criança?

Behavioristas, ou Analistas do Comportamento, como os teóricos precursores da linha - B. Skinner e J. Watson, afirmam que o comportamento humano pode ser modificado por meio de condicionamento através de reforço (que podem ser positivos ou negativos). O Quadro de Incentivo funciona através do reforço positivo, ou seja,  quando a criança apresenta um comportamento que se julga adequado, ocorre o reforço de tal comportamento com um prêmio (reforço positivo). Com o tempo, e se for aplicado de maneira correta, o comportamento pode se tornar um hábito (explicando de maneira bem simplificada).

O Quadro de Incentivo funciona?

Depende! O quadro pode ser uma ótima ferramenta para promover mudanças em todo o cenário familiar, porém todos devem participar e devem estar dispostos a mudar. Devo enfatizar aqui  que se a criança está com problemas comportamentais, isso pode ser apenas um reflexo de todo o contexto familiar e do ambiente em que a criança vive, então é sempre necessário os pais refletirem sobre suas atitudes perante aos filhos e antes de mais nada, mudar o que for preciso. 
Além disso, para obter êxito com o quadro:  as regras devem ser bem claras e objetivas (para não haver confusão, como já dito anteriormente), é necessário seguir diariamente (ou de acordo com que foi pré estabelecido), as regras aceitas por todos devem ser seguida a risca (pois caso contrário, também irá gerar confusão), é necessário ter diálogo sempre entre os envolvidos.

Do que é composto o Quadro de Incentivo

 O quadro de Incentivo é composto de um quadro no qual são separados por dias da semana, tarefas e prêmio. Além disso vem com as carinhas que indicam que a tarefa foi cumprida ou não e  algumas tarefas que a criança deve cumprir. 
No quadro que eu utilizo há algumas tarefas básicas como: arrumar os brinquedos, obedecer, tomar banho etc. Porém, nada impede de você criar tarefas personalizadas.
                                                              Segue as fotos:




O que usar como reforço positivo (prêmio)? 

Como muitos de vocês já sabem, eu não sou nada a favor do consumismo e principalmente do fato de ter que dar algo em troca para criança a fim de que ela se comporte. Por isso, em primeiro lugar, eu aconselho deixar bem claro para a criança que ela irá ganhar uma recompensa se ela se esforçar e conseguir mudar alguns de seus comportamentos.Não concordo com prêmios que sejam algo que a criança deseja muito, pois pode cair nessa questão da troca. 
O ideal é propor atividades que a criança tenha prazer em fazer e que não, necessariamente, esteja envolvido com gastos, como por exemplo: ir ao parque ou livraria com a família, ir ao cinema ou fazer uma sessão pipoca em casa mesmo, ir a banca e deixar a criança escolher algumas revistinhas etc..
Vale lembrar que a criança terá a recompensa de acordo com que foi estipulado em relação aos dias da semana e a quantidade de vezes que ela se comportou de maneira adequada.

Onde encontrar o Quadro de Incentivo?

Para quem quer adquirir esse mesmo quadro que eu utilizo deixo a sugestão da loja PiliPili Brinquedos Inteligente.




Deixo aqui alguns Posts que podem te interessar:


Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário