segunda-feira, 14 de maio de 2012

Problemas escolares - saiba como incentivar seu filho!



O primeiro semestre passou e as notas do seu filho já não estão aquela maravilha? Ao invés de ficar nervosa com a situação e culpar a criança, pare para pensar se você é uma mãe ou pai que incentiva os estudos.

É fato consumado que se a criança não é estimulada a leitura e aos estudos em geral, que ela não desenvolverá o hábito e o gosto pela escola e pelos livros. Fique atento nos seus hábitos, pois você é o modelo do seu filho. Você tem o costume de ler? Sua casa tem livros a disposição para seus filhos? Vocês costumam ir juntos a livrarias e até mesmo ao teatro e cinema? Você acompanha a rotina escolar das crianças? Se sua resposta foi NÃO para a maioria das perguntas, analise se você não deve mudar alguns hábitos a fim de melhorar o desempenho escolar do seu filho.

Segue algumas dicas:

1- Incentive seu filho a ler: leve-o a livraria pelo menos uma vez por mês, leia com ele, leia para ele. Incentive a compra de livros ao invés dos brinquedos algumas vezes. Compre livros do seu gosto e promova momentos de leitura em casa, momento em que todos leem algum livro. O simples hábito da leitura desenvolverá a linguagem, a escrita e melhorará a interpretação de texto das crianças. Assim, facilitará o aprendizado de todas as matérias.

2- Converse com seu filho sobre o dia-a-dia escolar: pergunte o que ele fez na escola, sobre suas lições e provas. Acompanhe as lições e agendas. Esse simples ato mostrará que você dá importância aos estudos (e vai muito além de ficar falando isso para seu filho) e é provável que ele sinta maior interesse em dividir esse momento com você. Atitutes valem mais que palavras sempre.

3- Estude com seu filho: tirar um tempo semanal para estudar com seu filho pode se tornar um momento de aproximação pai-filho e isso fará com que a criança aprecie essa hora e passe a investir mais nos estudos.

4- Conheça a escola do seu filho: Vá a escola, conheça a professora, a coordenação e todos que interagem diretamente com seu filho. Tente entender qual é o método de ensino utilizado pela instituição. Isso tudo fará você entrar no mundo escolar do seu filho. Essas atitudes farão a criança interiorizar o quanto você se importa com o aprendizado dele e o quanto estudar é importante.

Essas dicas são do Projeto Pequeniños (Acompanhamento Educacional) - entenda mais sobre o Projeto e acesse (http://peque-nino.blogspot.com.br/p/projeto-pequeninos.html).
Estamos prontos a ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga



Nenhum comentário:

Postar um comentário