segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Educação Emocional nas escolas

Educação Emocional e sua importância para a grade curricular das escolas.



A Educação Emocional para crianças foi desenvolvida por uma entidade em Londres (Inglaterra) e hoje faz parte da grade curricular de várias escolas nos Estados Unidos, China, Noruega, Canadá e outros.
 
O objetivo é fazer com que as crianças aprendam desde cedo a lidar com suas dificuldades, que consigam encontrar soluções para os problemas do cotidiano, que compreendam seus sentimentos e, consequentemente, se desenvolvam intelectualmente. Além disso, a depressão,  a ansiedade, o estresse e a violência tendem a ficar bem longe delas.

As atividades são baseadas na necessidade do grupo e envolvem basicamente “ o brincar” através da arte,  dos  filmes, da leitura de livros, das dinâmicas de grupo,  do relaxamento e  dos jogos. Além de muita conversa em roda e discussões em grupo sobre diversos temas.

A Educação Emocional pode ser um meio de solucionar problemas de relacionamentos nas escolas como o bullying e até mesmo problemas de aprendizagem.

As escolas, ainda hoje, enfatizam apenas o desenvolvimento intelectual da criança e esquecem que o aprendizado somente fluirá bem se o aluno estiver se desenvolvendo também em outros aspectos como: motor, da linguagem, escolar ( que envolve a disciplina e a organização), social e psicológico (emocional). Portanto, é aí que entra a importância da EDUCAÇÃO EMOCIONAL na grade curricular das escolas.

Se o desenvolvimento emocional da criança não está bem, dificilmente ela se desenvolverá plenamente no que diz respeito ao intelectual.
  
 Verifique se a escola do seu filho tem Educação Emocional!

Insira a Educação Emocional na grade curricular da sua escola!



Contato: Ana Paula Miessi Sanches – Psicóloga.

E-mail: anapaulamiessi@msn.com

Post que podem te interessar:

Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário