quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A importância do local de estudos para o aprendizado. Dicas e exemplos de ambientes.

.

Você já parou para pensar que o ambiente que seu filho faz as tarefas pode atrapalhar o desenvolvimento escolar dele?Já prestou atenção se o local onde ele faz as lições é propício para o estudo?

Certamente a cozinha com pessoas passando a todo momento, a sala com a televisão ligada, ou o quarto (em cima da cama) não são ambientes ideais para os estudos. Um bom local para se estudar é aquele que permite que a atenção fique focada na atividade. Para isso, é necessário poucos estímulos externos, claridade na medida certa e assento ideal para a coluna.

O local propício para estudar é simples: basta ser silencioso, sem muitos estímulos externos (como brinquedos, computador e televisão), ser claro, limpo, com cadeira confortável, não giratória e que a criança consiga ficar ereta com o pé no chão (pode usar um apoiador de pés se necessário).


Abaixo segue alguns exemplos de ambientes decorados, mas pode ser adaptado na sua casa. 



1-) Quarto no qual a luz natural vai de encontro direto com a escrivaninha, o que é ótimo para a visão e para a concentração. A claridade faz com que nosso cérebro entenda que é dia, portanto hora de trabalhar e não dormir.



2-) Ambiente com poucos estímulos externos. Sem computador e sem brinquedos, possivelmente a criança irá se concentrar nas tarefas com maior facilidade. Além disso, a cadeira não é giratória. Ambientes com poucos estímulos e cadeiras não giratórias são ideias para crianças com problemas de atenção e hiperatividade.



3-) Local de atividades para a criança pré escolar. Mesmo que a criança ainda não tenha a responsabilidade da escola, desde pequena é legal ter um local para ela pintar e criar. Isso de alguma maneira passa a ser um incentivo aos estudos desde cedo.




4-) Este dois quartos deixo aí apenas como exemplo, porém tiraria a cadeira giratória de ambos e o computador só permaneceria no local na hora de fazer alguma pesquisa via internet.


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário