Nós psicólogos e educadores adoramos os brinquedos educativos, sabem por que?
Porque normalmente esses brinquedos ajudam a criança de maneira direta no desenvolvimento cognitivo (ou intelectual), motor, psicológico e de linguagem.
Segue abaixo alguns brinquedos e o seus benefícios.
Blocos de montar : os blocos normalmente são coloridos e com formas variadas. Ao brincar com esses blocos a criança usa a criatividade e ao encaixar as peças ela desenvolve o raciocínio lógico, as habilidades psicomotoras e a atenção focada. Esse tipo de brinquedo pode ser interessante se você desafiar a criança a montar alguma coisa (uma casinha para as menores e uma cidade para os maiores). Ideal para crianças com alguma dificuldade de atenção e/ou motora.
Fantoches, Dedoches e Contação Histórias: não importa o personagem e nem o tema, o que importa é a imaginação ao contar histórias. Esse tipo de brinquedo desenvolve a criatividade e aspectos psicológicos, já que ao relatar a história a criança expõe conteúdos de sua vida e assim, possivelmente, elabora seus medos, ansiedade e sentimentos em geral. Também trabalha as habilidades de concentração, atenção e sequenciamento lógico (já que as histórias possuem começo, meio e fim). É ideal para crianças de todas as idades.
Caixa de formas: são normalmente coloridas e as partes de encaixe são as formas geométricas (círculo, triangulo, quadrado etc). Ao encaixar as formas na caixa a criança desenvolve o raciocínio lógico (já que precisa diferenciar uma forma de outra), as habilidades psicomotoras, a concentração e a atenção focada. Este, normalmente, é o primeiro brinquedo do bebê, pois aproximadamente a partir dos seis meses as peças começam a fazer sentido para eles e com o tempo, eles começam a encaixar as formas. É ideal também para crianças maiores com dificuldades motoras.
Brinquedos que produzem sons: ao produzir e ouvir sons, a criança desenvolve a memória auditiva e o processamento auditivo, ambas são habilidades importantes para a aquisição da fala e para o processo de alfabetização. Costumo utilizar com crianças em fase de alfabetização e/ou com problemas de leitura. Para fazer um bom uso do brinquedo, peça para a criança ouvir e pontuar as diferenças entre os sons.
Bom, acredito que depois de ler isso, você olhará para os brinquedos educativos de forma diferente e além disso, irá incentivá-los.
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga
Nenhum comentário:
Postar um comentário