quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A caminho da alfabetização: como ajudar a criança nesse processo.

 



A alfabetização é assunto principal quando retratamos o desenvolvimento de crianças pré-escolares. Educadores e pais estão sempre em busca de formas para ajudar a criança a ler e a escrever. Muitas vezes procuram softwares e aplicativos, mas algumas simples técnicas  podem ser utilizadas no dia-a-dia por meio de brincadeiras e leitura de livrinhos.

A Compreensão de texto é uma das habilidades mais importantes da alfabetização. Normalmente há preocupação com os sons das palavras e com a leitura correta e assim, o entendimento do texto fica esquecido.Vale a pena enfatizar que a compreensão de texto e sequenciamento são duas habillidades que a criança pre-escolar deve praticar antes de estar alfabetizado. Portanto, são estas habilidades que devemos focar. Vamos reforçar hoje  sobre a compreensão de texto.

Como praticar a compreensão de texto (para isso, basta ter um livro de estorinhas a mão):

1-) Questione a criança o por que. Quando o personagem fizer algo na estória que você julgar interessante, pergunte a criança por que ele agiu daquela forma. Isso estimula a imaginação, a memória e raciocínio. 

2-)Acrescente novas palavras ao vocabulário da criança. Ao ler você pode perceber palavras que a criança não conhece, questione o significado da palavra, se ela não souber, explique e releia o trecho  em que a palavra está inserida.

3-)Faça uma revisão da história. Ao final do livro ou texto, pergunte a criança o que aconteceu com o personagem e/ou peça para fazer um desenho sobre o tema e explicar o que ela desenhou, por exemplo. Ao fazer esse resumo ,a criança estará praticando a habilidade de reter e revisar informações (estará estimulando as áreas da memória e processamento de informação no cérebro).

4-) Explore detalhes. Peça para a criança dar detalhes sobre o que foi lido, faça algumas perguntas instigantes sobre a estória antes de ler, assim, a criança irá prestar mais atenção.

FONTE: http://www.education.com/magazine/article/preschool-reading-comprehension-sequencing/



Mais sobre leitura infantil aqui no blog  CLICA AQUI

Para quem não sabe, PEQUENIÑOS tem uma funpage no FACEBOOK. Entra lá e CURTE a nossa página.

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário