quarta-feira, 12 de março de 2014

Gravidez precoce: Como e quando abordar o assunto sobre a sexualidade com a criança/adolescente.



Ainda nos dias de hoje a sexualidade é um tabu. Os pais se sentem confusos e encabulados em relação ao assunto e postergam conversar com o pré-adolescente, ou então, esperam a escola abordar o tema e retiram suas responsabilidades. Porém, o papel fundamental  na prevenção da relação sexual precoce e da gravidez é dos pais. Portanto, atente-se para essa questão.

 A hora de conversar sobre a sexualidade vai de acordo com as perguntas que a  criança faz. Quando a criança pergunta sobre assuntos referentes a sexualidade, os pais devem responder de maneira simples, objetiva e não ir além do que foi perguntado. Uma criança de 5 anos, por exemplo, costuma perguntar de onde vem os bebês. Essa questão aparece com frequência nas idades entre 3 a 5 anos, pois a criança está na fase de perceber as diferenças entre meninos e meninas, é a fase das curiosidades, porém a criança não tem maturidade para entender a relação sexual em si e a reposta deve ser objetiva e focada apenas no que foi perguntado. Então, os pais podem responder que os bebês vem da barriga da mamãe. Assim é possível passar a informação correta sem ir além do que a criança entende. Se ela estender a pergunta, continue aos poucos informando, de acordo com a curiosidade dela.

Ainda retratando a sexualidade em relação as crianças menores, sempre enfatizo que é bom os pais conversarem com os filhos sobre as coisas que são íntimas (as coisas que são nossas e que devemos zelar). A partir do momento em que a fralda foi retirada, os pais podem tratar o assunto de maneira simples (com a linguagem da criança e na hora da higienização). Essa conversa pode evitar o abuso sexual desde cedo, pois a criança começa entender quem pode de fato limpá-la e que há locais no seu corpo que nem todo mundo pode tocar. (Mais sobre como evitar o Abuso Sexual - CLIQUE AQUI ).

Com crianças maiores, que estão na puberdade (época em que ocorre as mudanças do corpo), é ideal "puxar" conversa e falar abertamente sobre alguns assuntos como: o que é menstruar, como se engravida, como evitar a gravidez, o que são DSTs, como previní-las etc. Com esses diálogos (que podem acontecer quando você sentir necessidade, ou a partir de uma pergunta feita pelo seu filho) vocês estarão criando um vínculo de cumplicidade, o que fará com que o adolescente se sinta seguro e à vontade para se abrir com os pais. Isso, por si só, é a grande chave para evitar tanto a gravidez precoce, como qualquer outro problema em relação a adolescência. 

Com adolescentes é ideal que os pais conversem de igual para igual, evite ficar na posição que você sabe mais sobre sexualidade que ele (mesmo que isso seja verdade). Deixe o adolescente expor o que ele sabe sobre o assunto e, em seguida, amplie os conhecimentos dele. Se os pais ficarem em uma posição mais "soberba" o adolescente tenderá a fugir dessas conversar e assim, passará a esconder os acontecimentos. Seja humilde e aberto a conversas!

FICA A DICA: tente desenvolver com o seu filho o diálogo e a cumplicidade desde criança. Mantenha-se aberta para sanar dúvidas e fique sempre em prontidão para ouvir e aconselhar. Conversar com a criança desde cedo sobre o fato de termos nossas intimidades e que elas precisam ser preservadas, evita não só a relação sexual precoce ou a gravidez, como também o abuso sexual. FIQUE ATENTO!

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário