segunda-feira, 27 de julho de 2015

Quando é necessário procurar um psicólogo?


  Quando é necessário procurar atendimento psicológico? Ou mais, quando de fato as pessoas recorrem a psicoterapia? 

Essa é a pergunta que eu mais escuto no meu dia-a-dia. A resposta em geral é muito simples e serve tanto para adultos ou pais que procuram terapia para seus filhos. A busca por tratamento psicológico se dá quando há algum sofrimento envolvido, no qual a pessoa não consegue sair do conflito sozinha.

Em adultos a busca acontece quando passam por alguma fase difícil como separação, perda de algum ente querido, problemas em relacionamentos amorosos e dificuldades no cotidiano de trabalho. Além disso, muitos buscam ajuda psicológica devido a diagnósticos psiquiátricos que podem ou não estar atrelados as questões citadas acima como: Depressão , Alcoolismo ,TOC, Bulimia/Anorexia, Síndrome do Pânico e outros. 

Cada vez mais idosos procuram por tratamento psicológico a fim de viverem melhor essa fase e superar perdas e mudanças recorrentes na vida. Também buscam a psicologia para tratamento de Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas do cérebro com o objetivo de terem estímulo da memória,cognição e psicomotora.

Já as crianças chegam até a mim pelos principais motivos: medo excessivo, dificuldades de aprendizagem, ansiedade (com sintomas que prejudicam o sono), questões em relação a separação de pais, dificuldade de socialização e questões escolares.
 
O trabalho do psicólogo também tem o intuito de ajudar crianças (ou adultos) com Autismo, TDAH e outros transtornos. O tratamento foca em estimular as capacidades que estão em deficits e ajuda o paciente a conviver e se adaptar ao seu cotidiano. O tratamento, nestes casos, também conta com orientações de pais e escolar.


Acesse alguns Posts que podem te ajudar:


Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também tem INSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga





Nenhum comentário:

Postar um comentário