quinta-feira, 17 de setembro de 2015

É desde criança que se desenvolve o autocontrole.



Conforme vamos crescendo e passando pelas fases da vida, a tendência é o amadurecimento emocional e como consequência,  vamos aos poucos aprendendo a controlar nossas emoções. Porém, desde criança podemos desenvolver o autocontrole, basta estimular e ensinar as crianças sobre as emoções ( e mais uma vez falo da Educação Emocional).
Uma ferramenta que tenho usado na clinica com as crianças para esse propósito é  o "Semáforo do Autocontrole", segue imagem:

  
O desenho do semáforo acima fica exposto na sala de atendimento do meu consultório. Converso com a criança sobre as emoções , sobre quando é necessário respirar e manter a calma, sempre visualizando a imagem. Elas normalmente trazem que precisam de calma quando estão nervosos, com raiva e com medo. E assim, vou conversando com a criança e, junto com ela, vamos descobrindo maneira de controlar as emoções de acordo com que elas vão aparecendo.

É muito legal perceber como as crianças trazem respostas e soluções bacanas para resolver suas questões, além disso vou mostrando maneiras possíveis delas canalizarem seus sentimentos, caso elas não consigam uma resposta. O simples "bate-papo" com as crianças (com auxilio da imagem que criei) traz a autopercepção de si, o aprendizado sobre as emoções e o autocontrole. A atividade pode proporcionar melhoras em relação ao medo, agitação, ansiedade, agressividade e etc... 


É isso aí, pessoal?!? Espero que tenham gostado!

Para quem quer saber mais sobre Educação Emocional, deixo alguns links aqui:




Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário