segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Por que gostar das "antiprincesas"???


 Ultimamente algumas pessoas têm perguntado o que eu acho desse movimento "antiprincesas". Para quem não sabe, recentemente livros infantis com personagens opostas as princesas foram lançados e tem sido muito bem aceitos pelos pais e crianças. Nessas histórias não há o príncipe perfeito, as personagens não são tão belas e delicadas, não são ricas, não vivem em castelos e o fim da história nem sempre é feliz. São pequenas heroínas do mundo real.  

Esses livros mostram muito mais a realidade de uma criança do que qualquer história de princesa da Disney. Acredito que as personagens "antiprincesas" proporcionam uma identificação maior pelo fato de estarem mais próximas a realidade das crianças. Eu,particularmente, ainda não li esses livrinhos infantil da Editora Chirimbote que traz Frida Khalo, Violeta Parro e Juana Azurduy, mas já entrei em contato com alguns livros franceses que trazem para a criança (com uma linguagem leve) a realidade do jeito que é, histórias com finais não tão felizes. 

                                    

Sempre achei esse tipo de livro muito enriquecedor para o desenvolvimento emocional de uma criança. Afinal, por que temos que criar meninas dispostas a encontrar o príncipe encantado se eles não existem? Por que temos que ler livros que sempre tem o final feliz se a vida não é assim? Por que temos que mostrar castelos se poucas pessoas no mundo moram em um?

 Acho que temos que ser realistas e pé no chão na hora de educar nossas crianças. Mostrar a realidade da vida de maneira natural torna tudo tão mais leve, sem esteriótipos perfeitos e engessados que ilustram uma vida que não existe. As princesas, na verdade, trazem uma realidade bem frustrante para as meninas, pois elas crescem com a imagem de que a mulher deve ser alta, magra e rica. Mas quem de fato é assim??Uma proporção muito pequena da sociedade.

Claro que eu não sou radical, apesar de parecer neste post! Também adoro as princesas e acho que na educação e quando se trata de livros, quanto mais, melhor! Um pouco de cada história pode ser proporcionada a criança. As princesas são ótimas para a imaginação, fantasia e criatividade, já as antiprincesas são ótimas para mostrar a realidade da vida.O ideal é que a criança tenha acesso a tudo. Quanto mais livros, maior é  ampliação da consciência e maior é o desenvolvimento.

Fantasias "antiprincesas"  e "antiprincipes" também estão no auge. A tendência é fugir de fantasias arrumadas demais, certinhas e perfeitas. Olha que fofura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário