domingo, 7 de agosto de 2011

Meu filho está com dificuldade para aprender e agora?





 O problema de aprendizagem é mais comum do que a gente imagina, as estatísticas comprovam que 1 em cada 10 crianças em idade escolar tem alguma dificuldade de aprender. Com esse número tão elevado, as escolas nem sempre conseguem encontrar soluções para o problema e com isso, os pais entram em desespero acentuando ainda mais a questão, pois o aluno tende a ficar ansioso ao se deparar com a preocupação dos pais. Portanto, mantenha a calma sempre.


Para facilitar, segue uma lista que pode ajudar você a perceber se a criança está com algum problema. Fique atenta se ela (a partir dos 6-7 anos): 

1- Apresentar dificuldade para distinguir direita e esquerda.
2- Apresentar dificuldade para identificar as letras. Se escrever as letras de modo contrário.

3- Não ter coordenação para os esportes.

4- Sempre perder os livros e materiais.
5- Apresentar dificuldade para relembrar o que alguém fala.
6- Apresentar dificuldade para entender as instruções das tarefas.
7- Não compreender o conceito do tempo (trocar ontem por amanhã, por exemplo).
8- Irritar-se facilmente.
9- Ter problemas de socialização na escola.


Se você se deparou com algumas dessas características no seu filho ou aluno, primeiramente converse na escola ou com a mãe e exponha tudo o que você evidenciou. O  problema pode ser pontual e com ajuda dos pais e da pedagoga a dificuldade pode ser solucionada rapidamente.  Mas se o problema persistir, será necessário um diagnóstico mais assertivo e profundo de um profissional.

Porém, vale a pena lembrar que apesar da criança estar com dificuldade escolar, não necessariamente ela tem algum retardo mental ou algo grave. Boa parte dos problemas de aprendizagem tem solução, basta o acompanhamento dos pais, da escola e (se necessário) de um profissional especializado (que pode ser psicólogo, psicopedagogo ou médico).

Entre as dificuldades de aprendizagem, sempre encontramos casos ligados a problemas emocionais. Esses casos ocorrem porque durante as fases da vida, a criança pode passar por momentos conturbados que tendem a prejudicar sua concentração, comportamento e motivação. As causas mais comuns que  estão relacionados aos fatores psicológicos são: a separação dos pais, perda de um ente querido, mudança de escola, mudança de cidade, relação problemática com os amiguinhos (bullying) e outros.

Se você reconhece esse caso, tente ficar próximo da criança, dê carinho e atenção. Converse bastante, faça com que ela expresse seus sentimentos e angústias, seja acolhedora sempre. O problema de aprendizagem, nestes casos, é sintoma de algum conflito interno, por isso a necessidade de demonstrar amor e acolhimento. Não deixe de redobrar a atenção nas atividades escolares, converse com a professora ou coordenação da escola sobre o caso. Se você não estiver conseguindo conter o sofrimento ou essa fase demorar a passar, procure ajuda de um psicólogo.

A auto-estima também é um ponto que necessita de atenção, pois a criança com baixa auto-estima não acredita em si mesmo e se acha incapaz para aprender. Se você perceber que o aluno apresenta essa característica, mostre coisas que ele faz bem, elogie sempre que fizer algo positivo, incentive aquilo que ele não executa tão bem, mostre que ele tem capacidade de melhorar. Aponte para a criança que ela é capaz, basta ela acreditar em si própria.

Muitas vezes pais e professores ficam ansiosos com a dificuldade do aluno e passam a taxá-lo de problemático, como por exemplo:
- João não tem jeito mesmo para matemática, ele só tem jeito para jogar futebol.
Essa simples frase, que normalmente não é falada em tom de maldade, pode mostrar a criança que ela realmente é incapaz para aprender matemática e desta forma, ela se sentirá desestimulada para os estudos. Elogie o fato de a criança jogar bem futebol, mas jamais critique algo que ela não faz tão bem.


Outra questão que também desestimula a criança a estudar é compará-la com outro aluno. Pare de falar que o irmão mais velho é estudioso, que o amiguinho tira notas boas etc.. Lembre-se que cada um é único e essa comparação só vai trazer sofrimento e acentuará o sentimento de fracasso.

Por fim, evite dar atenção apenas ao problema escolar da criança. É muito comum pais e professores colocarem o problema como foco central e esquecer que o aluno não se resume apenas na dificuldade escolar. Se você der atenção à criança apenas na hora dos estudos, ela vai entender que só tem seu acolhimento quando apresenta problemas na escola e assim, nunca haverá melhora. Participe dos estudos da criança, mas participe também de outros momentos com ela. Isso poderá fazer grande diferença.


FICA A DICA: Se você se deparar com problema de aprendizagem no seu filho ou aluno, redobre sua atenção. Tente descobrir de onde vem a dificuldade. Você é uma mãe ou professora que estimula os estudos? Você mostra para o seu filho/aluno o que ele faz bem? Você o elogia? Se você respondeu NÃO para essas perguntas, analise o que você pode melhorar para ajudar a criança.

Post relacionados a dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento infantil:
Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Ana Paula Miessi Sanches (Psicóloga)






13 comentários:

  1. Ana,
    gostei muito do seu blog.
    quando a criança tem problema de atenção, concetração e a professora diz que ela tem deficit de atenção, a ma~e deve procurar uma psicologa ou psicopedagoga?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Patty!!!
    Primeiramente, muito obrigada! Espero que continue de olho no blog sempre!
    Bom, hoje em dia o diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade (TDH, como é chamado) é muito comum... Eu vejo que as vezes a criança é um pouco mais agitada e já falam que ela tem TDH, mas nem sempre isso é verdade. Eu sugiro que você esclareça com a professora, porque ela acha que a criança tem déficit de anteção. Veja se o que ela diz faz sentido. Se você achar que sim, ou ficar em dúvida, deve procurar um profissional para fazer um psicodiagnóstico e se certificar se é esse o problema ou não. Em alguns casos é necessário medicação, em outros só acompanhamento de um psicólogo ou psicopedagogo.
    Espero que tenha ajudado!!!
    Abraços
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Oie Ana

    Obrigada.
    Então, a professora diz que ele não presta atenção na aula, não faz a lição, as notes sempre foram baixas. Sempre foi assim, desde pré esolca, não tem hiperatividade, ele não presta a tenção mesmo, é destento demais, e não consegue acompanhar as materias dadas, e o pai tb era assim quando pequeno. sabe, aquela criança q parece q esta sempre c/ a cabeça nas nuvens?? não tem interesse por nehuma materia.mas a professora não sabe se é p/ levar p/ psicopedagoga ou psicologa...aiii.
    obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Olá Patty!
    Desculpa a minha demora para responder sua dúvida!
    É difícil dizer algo sem ver a criança.É necessário analisar o por que dessa desatenção dele. Será que está sendo estimulado pela prof de maneira correta? Porque será que vive com a cabeça nas nuvens (como você disse)? Creio que, se essa situação está trazendo angústia para vocês, devem procurar ajuda de um psicólogo sim. Pode ser que seja algo simples de ser resolvido e vocês deixam de ficar sofrendo por tão pouco.
    Espero ter ajudado!
    grata

    ResponderExcluir
  5. boa noite meu filho tem muita dificuldade na escola de ler e escrever com relacionamento com os amigos por favor me responda eu nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elielza!
      Na verdade é impossível dizer alguma coisa por aqui, ou até mesmo ajudá-la. Percebo que você está aflita e o melhor a fazer é procurar um psicólogo para fazer um psicodiagnóstico no seu filho e assim esclarecer quanto a dificuldade de aprendizagem e com a socialização. Se tiver dúvidas mais pontuais, me escreva!
      Abraços,
      Ana Paula

      Excluir
  6. Olá meu filho tem nove anos e sempre teve algumas dificuldades no aprendizado, na verdade é muito desatento, já levei ele no fono e no psicólogo e falaram q ele é normal, ele adora matemática e artes mas português é uma negação, e isso me preocupa muito...
    Me ajude....
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Dany!
      Difícil eu concluir alguma coisa, pois não conheço a criança.
      Acredito que ele precisa de estímulos mais específicos em relação ao aprendizado da língua portuguesa, deve ter algum déficit na área de linguagem. Se você ainda está aflita, procure a opinião de um outro profissional.
      Se morar em São Paulo, posso ajudá-la!
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  7. Olá,meu filho tem 13 anos e cursa a 8ª série e está tendo muitas dificuldades,desde a 5ª série,não consegue alcançar média nas matérias mesmo estudando muito,ele tem um horário que dedica ao estudo das matérias dadas e para fazer as atividades escolares,estuda e disse que está entendendo todo o assunto,sempre acresdita que vai tirar nota 10 nas provas e quando recebe o resultado é sempre negativo.Antigamente isso só acontecia com as matérias de cálculo agora são quase todas o que posso fazer para ajudá-lo?A psicologa da escola diz que ele não tem deficit de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  8. Ola minha filha tem 10 anos, já reprovou o terceiro ano, esta muito desmotivada para ir a escola. A escola não adapta o conteúdo, já fizemos avaliações cognitivas,passamos com neuropediatra e todos citam a necessidade de adaptação da matéria. O que eu faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana!
      Boa tarde!
      Não posso falar com certeza sobre sua filha, pois não a conheço , mas provavelmente nem o pediatra e nem o neuro poderão ajudá-la. Estar desmotivada é algo comportamental, deve-se analisar a causa da desmotivação dela em relação aos estudos. Se ela está desmotivada por algo relativo ao psicologico-afetivo, se é algo na escola (social, possivelmente), ou se é algo intelectual.
      No caso, é necessário recorrer a um psicólogo para que um psicodiagnóstico seja feito.

      Espero ter ajudado!

      Abraços,

      Excluir
  9. ola Ana minha filha tem 12 anos ela tem muita dificuldade na escola ela não sabe ler

    ResponderExcluir