sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Problemas de sono na infância? E agora?



O sono dos pequenos é um assunto que sempre traz estresse e nervosismo para os pais, isso acontece, pois desde o início as mamães (especialmente as de primeira viagem) têm seu ciclo de sono completamente alterado e acordar durante a noite várias vezes, se torna uma tortura. Então, esses pais passam a sonhar com o crescimento da criança, pois pensam que só assim voltarão a dormir como antes. Mas o tempo passa e percebem que o pesadelo continua.



O que esses pais devem saber é que alguns distúrbios são normais no período de maturação do sono e que passam com o tempo. Porém esse processo dura em média 4 anos e portanto, pode-se dizer que até essa idade as inconstâncias e desordem do sono estão dentro da normalidade. Isso acontece devido ao fato do adulto (sem qualquer distúrbio) ter o sono estruturado em 4 fases distintas que são divididas em: primeira e segunda fases, no qual o sono é leve; e terceira e quarta fases, no qual o sono é profundo e restaurador. Em seguida se dá o sono REM (Rolling Eye Moviment - do inglês que significa: Movimento Circular do olho, já que nessa fase o olho se movimenta em círculos) no qual as pessoas sonham. Na criança com idade inferior aos 4 anos esses fases estão em processo de "formação" e por isso a desorganização.



Mas antes que você questione....E se seu filho tem mais de 4 anos e os problemas ainda continuam???

Fique atenta:

1- Na respiração da criança, pois as rinites alérgicas e a adenóide podem obstruir as vias aérea e causar insônia ou agitação. Nesse caso, procure um médico.

2- No aspecto emocional e na rotina da criança. Analise se algo diferente aconteceu na família (separação dos pais, morte de um ente querido, nascimento do irmão, medo excessivo) e se a rotina foi alterada de alguma maneira. Quando algum problema emocional está acontecendo ou se a rotina foi alterada recentemente, é comum a criança ficar ansiosa, o que acaba refletindo na qualidade do sono (pesadelos e agitação, insônia, dificuldade para acordar etc..). Nesses casos, tente sempre estar próxima a criança para entender suas angústias e tentar ampará-las com carinho. Redobre a atenção. Esse problema pode ser uma fase do desenvolvimento infantil que tende a passar, porém, se a situação persistir, procure um psicólogo.



Infelizmente nem sempre esse problema do sono é uma fase passageira. Pode ser um distúrbio que precisa de atenção redobrada. Os distúrbios mais comuns são:



1- Os Pesadelos, no qual a criança acorda desesperada e necessitando dos pais para reconfortá-las. Se esses pesadelos não acontecem com freqüência, não podemos considerar anormal. Porém, se é freqüente pode sinalizar um distúrbio do sono e certamente necessitará de ajuda de um neurologista e se for de cunho emocional, de um psicólogo.

2- O Terror Noturno, no qual a criança acorda em prantos, em pânico e diferente dos pesadelos elas não se lembram de nada. Esse distúrbio, segundo as estatísticas, acomete 15% das crianças entre 4 a 7 anos e tendem a passar com o tempo. Os especialistas no assunto recomendam acordar a criança antes de ocorrer o episódio, quando perceberem agitação no sono.

3- O Sonambulismo, que atinge indivíduos entre 3 e 19 anos, sendo que grande parte dos casos os indivíduos falam e andam pela casa. Os especialistas recomendam acordar a criança com delicadeza, mas antes de despertá-la é necessário que os pais tentem levá-la para a cama antes, já que ela vai acordar desorientada e agitada.

4- A Enurese Noturna (mais conhecida como xixi na cama) também é outro distúrbio muito comum durante o sono. Normalmente acontece porque a fralda é retirada muito cedo, pois há crianças que mesmo com 2 anos (idade mais comum para tirar a fralda) ainda não está amadurecida o suficiente para controlar a vontade de urinar. Nesses casos, a mãe deve ficar atenta se a criança já consegue avisar quando for urinar, além disso, para a retirada da fralda, é necessário tirar primeiro de dia e quando a criança já estiver habituada, fazer a retirada noturna. O treino deve ser frequente sem ser interrompido para não confundir a criança. Até os 8 anos é considerado normal a criança urinar na cama, desde que não seja sempre. Caso contrário, ou após essa idade, pode ser considerado como um distúrbio e a mãe deve procurar ajuda de um profissional para investigar se o problema está relacionado a má formação do aparelho urinário ou genital, ou se é neurológico. Se todas essas possibilidades forem descartadas, será necessária a ajuda de um psicólogo, pois a Enurese Noturna pode estar ligada a problemas emocionais como: medo excessivo.


FICA A DICA: Mais uma vez reforçarei a necessidade de ficar ATENTO. Fique de olho no seu pequeno até durante o sono, pois você pode perceber muitas coisas sobre a saúde física e psicológica dele nesse momento. Quando ele fechar os olhinhos perceba: a respiração (é agitada e difícil?), a movimentação (se mexe demais?), a urina (faz xixi quantas vezes?) etc... Se perceber alguma alteração, procure ajuda de um profissional. E ATENÇÃO: no próximo artigo abordarei dicas de como fazer a criança ter o sono melhor, dormir na hora certa com mais facilidade e o que uma noite mal dormida pode causar para ela. Não deixe de conferir!

Post sobre como tornar o sono da criança mais tranquilo CLICA AQUI!


Outros posts que podem te interessar:
Crianças que não aprendem - CLICA AQU

Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário