terça-feira, 8 de novembro de 2011

Problemas de sono - Parte II. Como tornar o sono do seu filho tranquilo e saudável!




No artigo anterior foi retratado os problemas e distúrbios relacionados ao sono na infância. Nessa segunda parte, será abordado maneiras de fazer com que a hora de dormir seja tranquila e sem estresse para as crianças e para os pais.
A regra número 1 para o sono tranquilo é a rotina!
O que acontece hoje em dia é que as crianças não têm a rotina adequada para sua idade, elas normalmente acabam seguindo uma agenda cheia de compromissos como as do adulto e a noite, momento que deveriam ir para cama, é a hora em que vão brincar e ficar com os pais (que, muitas vezes, só estão presentes neste momento). Em resumo, na hora propícia para dormir, a criança fica agitada e ansiosa, pois este é o único momento que ela não tem obrigações para serem cumpridas e  também o único momento que podem desfrutar da presença dos pais. Assim, é óbvio que seu pequenino não vai querer dormir.
Portanto, a regra é simples. A criança deve ter a rotina adequada para sua idade e com momentos livres para brincar durante o dia. Quando anoitecer, o foco deve ser o sono. Como dizem os especialistas dessa área: "se quiser noites tranquilas, respeite o relógio biológico das crianças."
Segundo uma pesquisa americana (da National Sleep Fondation), crianças que dormem por volta das 20 horas, têm o sono mais tranquilo e acordam menos.



Assim, para facilitar a vida e o sono dos pais, seguem algumas dicas relacionadas a rotina:



1- Quando o sol se pôr, evite estimular a criança com brincadeiras agitadas.

2-  Ao entardecer dê a janta (em média duas horas entes de dormir).

3- Em seguida, faça alguma atividade que acalme a criança. Leia  um livro, coloque um DVD (em volume baixo e que não seja agitado), conte historinhas e etc..

4- Dê o banho nela (de preferência, morno). Se a criança for muito agitada, pode optar em fazer uma massagem com oléo próprio para bebês. A Xantala é uma boa opção.

5 -  Após o banho, continue com atividades calmas. Aos poucos diminua a luz,  abaixe o tom da voz e vá se afastando da criança devagar. Repita esse procedimento todos os dias. Segundo estudos, a criança demora em média 50 minutos para pegar no sono.

6-  Jamais deixe a criança dormir fora da cama dela, pois ao carregá-la ao quarto, ela pode acordar e não entender o que está acontecendo, o que gera ansiedade que poderá despertá-la ou prejudicar o sono.

7- Jamais suspenda sono diurno pensando que melhorará o noturno! As sonecas diurnas fazem bem para o desenvolvimento infantil e não atrapalha o sono da noite. Lembre-se que a criança tem necessidade maior de dormir que o adulto. Não é á toa que um recém-nascido dorme muito e essa necessidade vai diminuindo com o tempo.

8- Deixe o ambiente mais claro na hora de despertar e mais escuro ao dormir. A claridade prejudica a produção do hormônio que nos deixa sonolento - a Melatonina.

9- Evite tirar a criança do berço antes dos três anos, pois essa é a época que ela começa a ter maturidade para permanecer na cama. (Não esqueça das gradinhas durante o período de transição).





FICA A DICA: sono tranquilo, significa rotina adequada para a idade da criança. Evite colocar a criança tarde para dormir, só porque esse é o único momento que você tem para ficar com ela. Tente estar com o seu filho durante os finais de semana e horas livres, preze pela qualidade e não pela quantidade da sua presença. Programe-se para colocar o pequeno na cama por volta das 20 horas, faça disso uma rotina, pois assim ambos terão um sono tranquilo e saudável!




Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga Infantil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário