quinta-feira, 8 de março de 2012

Como contratar uma babá (entrevista para admissão).





Depois de analisar todas as possibilidades (escola, babá e vovó), você achou que contratar uma babá seria mais adequado as necessidades de sua família.  Então, você precisará ficar atento em algumas questões.

Da mesma forma que não existe a educação perfeita, também não existe a babá perfeita.Tudo o que você precisa é encontrar uma pessoa que lhe traga confiança, que seja profissional e que se adeque as necessidades de sua família.

 Enfatizo (novamente - para você que leu o artigo anterior -CLIQUE AQUI) que babá é uma profissão e não basta a pessoa ter jeito com crianças para ser contratada. É preciso ter vocação e treinamento. O que acontece, normalmente, é encontrar alguém com vocação, mas sem treinamento (já que nem sempre ser babá é visto como profissão especializada pela nossa sociedade). Se esse for o caso não desista da pessoa, invista e proporcione o treinamento a ela (há diversos cursos disponíveis e você também pode ensinar algumas coisas).


No momento da entrevista, desde o primeiro contato com a babá a ser contratada, você deve sentir empatia por ela. Fique atenta no comportamento, nos gestos e na fala... Preste atenção em tudo que está por trás das perguntas e das respostas. Se ao terminar a entrevista você se sentir confortável e confiante em relação a pessoa, já é um bom começo. Confie no seu sexto sentido de mãe!


Agora vamos a entrevista! 
Primeiramente, cada família tem a sua necessidade e a entrevista será de acordo com isso. Portanto, não há uma entrevista que se adeque a todo mundo. Você deverá pensar no que deseja da babá e criar uma entrevista de acordo com isso. Mas há coisas que você precisa saber.


Segue algumas dicas importantes!
1- Comece o contato por telefone. Assim você sentirá o clima do lugar onde ela vive, já que outra pessoa pode atender o telefone (prefira o telefone residencial, pois celular não é 100% confiável). Nesse contato, pergunte o nome inteiro, a disponibilidade para o trabalho e de sua vivência com crianças. Se sentir confiança, marque uma entrevista na sua casa e peça para a babá levar todos os documentos (RG, comprovante de residência, carteira de trabalho etc) e um contato de indicação (ex-patroa, por exemplo).
Tem pessoas, que antes da primeira entrevista ao vivo, preferem ir até o local onde a babá mora para conversar com algumas pessoas de seu convívio. Acho isso válido, pois poderá lhe trazer mais confiança.


2- Entrevista ao vivo. Lembre-se de analisar como a pessoa se comporta. Faça perguntas pessoais (Com quem vive? Como é a sua família? Se tem filhos? Como são seus hábitos alimentares?  e outros). Em seguida faça perguntas sobre o trabalho (Porque escolheu essa profissão? Há quanto tempo trabalha na área?  O que gosta e o que não gosta no trabalho?  Se fez algum curso? Porque saiu do trabalho anterior? Se sabe cozinhar e o que costuma cozinhar? Quais os nomes das crianças que ela trabalhou e como eles eram? Qual a disponibilidade de horário para o trabalho? Qual disponibilidade para viagens e trabalho noturno? etc..)


3- Análise de todo o processo de entrevista. Neste último passo antes do contrato, você terá que sentir qual foi a candidata que lhe trouxe mais simpatia e confiança. 
Pense na agilidade das respostas dadas (pois se ela demorou muito para responder o nome das crianças que já trabalhou, isso pode ser um dado que traga desconfiança). Preste atenção se ela estava arrumada, com as unhas cortadas e limpas (isso mostra  a higiene pessoal da pessoa). Analise o português dela (se fala muito errado, pois isso pode ser um dado que não seja satisfatório). Se você estiver com alguma criança ao seu lado, veja como ela se porta. 
Depois de toda essa análise feita nas entrelinhas, agora analise os dados concretos. Veja se as respostas concretas são ideais para você. Entre em contato com a ex-patroa para saber do trabalho da babá a ser contratada. Se todos os dados obtidos forem satisfatórios as suas necessidades, agora é só contratá-la!


4- O processo ainda não chegou ao fim.  Nos meses seguintes do contrato, continue prestando atenção nas atitudes da babá. Fique atenta se houver mudanças de comportamento no seu filho, se ele tem carinho pela babá e gosta de estar com ela. Nos primeiros dias, tire um tempo para estar junto dela para melhor observação e orientação.




FICA A DICA: Nos primeiros dias você se sentirá angustiada em deixar a criança com a babá, mas com o tempo a confiança entre vocês tende a aumentar. Se isso não acontecer, tente conversar com a babá e mostrar o que há de errado. Se depois de 3 meses você ainda se sentir insegura, analise se o problema é com você ou se é de fato com a babá. Se for com ela, contrate outra, mas se for com você procure ajuda, pois voltar a sua rotina de trabalho é algo necessário e saudável para você e para o desenvolvimento do seu filho (como foi dito no artigo anterior). Boa sorte!


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga Infantil



Nenhum comentário:

Postar um comentário