terça-feira, 29 de maio de 2012

Dicas de como organizar a rotina escolar das crianças



Engano seu pensar que mais um semestre se foi e nada mais poderá ser feito em relação a situação escolar do seu filho. Agora é justamente a hora de analisar o que está  errado e começar as mudanças  o quanto antes.

A primeira coisa a ser analisada em relação as notas baixas são: o aluno está com a vida escolar organizada? Como estão os horários? Como é a rotina de estudos? E o material?

A criança precisa da ajuda de um adulto para orientá-la quanto a organização da vida em geral, bem como da rotina escolar. Caso contrário, haverá grandes chances da desorganização e da falta de planejamento levarem o aluno ao fracasso escolar.

Portanto, segue algumas dicas para planejamento e organização escolar.

1- Rotina: toda criança necessita de regras e horários. Organize os horários com tempo para brincar, tempo para os estudos e tempo para as atividades extra-curriculares. Tome cuidado para não exigir demais quanto as horas de estudos, pois isso pode se tornar algo estressante e fazer com que a criança tenha aversão aos estudos. Cuidado também com a quantidade de atividades extra-curriculares, pois no fim do semestre pode se tornar cansativo e massante. Converse com a criança, faça combinados e permita que ela dê opinião quanto aos horários.

2- Agenda. Incentive a criança utilizar a agenda. Combine com ela de anotar as lições, as provas e outras atividades curriculares e extra-curriculares. Verifique sempre a agenda e acompanhe os acontecimentos, os horários, o que foi feito e o que não foi. Fique sempre de olho e anote todos os combinados de modo que fique claro para todos que convivem com a criança.

3- Organização do local de estudos: o ambiente de estudos  interfere tanto no desempenho escolar, como no desenvolvimento da criança como um todo. Mantenha a casa limpa e organizada, evite que a televisão esteja ligada no mesmo ambiente de estudo, evite que outras pessoas, barulhos em geral perturbe o momento dedicado ao estudo. Verifique sempre a organização do material escolar (se caderno, lápis e borracha estão bons para o uso) e aproveite para estimular a criança a zelar pela limpeza e organização geral das coisas. Incentive-a a organizar o ambiente e os materiais do modo que ela quiser, pois assim ela se sentirá bem ao estudar.

4- De olho na Escola: se você notar que seu filho está muito desorganizado, converse na escola e peça ajuda para a professora. O ideal é que ela saiba todos os combinados feitos com a criança e que vez ou outra ela também verifique a agenda do aluno.

Essas dicas são do  Projeto PEQUENIÑOS entenda mais sobre o Projeto e acesse (http://peque-nino.blogspot.com.br/p/projeto-pequeninos.html ).
Estamos prontos a ajudar no desenvolvimento do seu filho!


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga Infantil

Um comentário:

  1. ótimo assunto e como abordaram, vou aplicar essas dicas na área de educação infantil zona norte, obrigada pelo post, recomendo para prfessores

    ResponderExcluir