terça-feira, 12 de março de 2013

A retirada da fralda: desfraldamento diurno

                              




Primeiramente, para começar a retirada da fralda, você deve estar certa que a criança está pronta para isso (leia o post anterior para se certificar - Clique aqui).

Se a criança já está amadurecida o suficiente, vamos pensar em alguns passos.

1-) Converse com a criança sobre o desfraldamento.
A criança não deve ser pega de surpresa. Semanas antes de iniciar a retirada da fralda, converse com ela, diga que ela já está grande e que quando nós crescemos, não necessitamos mais de fraldas. Mostre o banheiro, o vaso sanitário e de espaço para a criança falar também. Explique claramente todo o procedimento para a criança. Diga que ela, num primeiro momento, usará fraldas somente de noite até que acostume, que usará o penico ou adaptador de vaso e que, ao invés da fralda, ela vestirá calcinhas ou cuecas. Conforme for falando, mostre tudo (o vaso e as calcinhas, por exemplo), assim a criança visualiza e a compreensão fica mais fácil.

2-) Providencie o penico (ou adptadores de vaso) e as calcinhas e cuecas.
Decida primeiro entre o adaptador de vaso ou penico (escolha o que for mais fácil para você, mas evite ter as duas opções em casa, pois pode confundir a criança). Ao comprar, leve a criança junto e converse com ela sobre o penico ou adptador. Deixe que ela escolha também a cueca ou calcinha. Sempre explique o que vai acontecer e enfatize o quanto a criança já está grande (talvez você vai falar isto mil vezes, mas é necessário para que ela elabore a mudança).
Você pode optar também pelas fraldas pull-up que parece calças. Elas facilitam em relação aqueles primeiros momentos que o xixi ou cocô escapam.Mas evite usá-las sempre, pois a criança precisa criar o hábito de usar o vaso, mesmo que se suje algumas vezes. Aliás, nos primeiros dias será muito normal as escapadas, leve isso como algo natural e não demonstre nojo.
3-) Deixe a criança se acostumar com o penico.
Deixe a criança sentada no penico pelo menos uma vez ao dia. De preferência, escolha o momento que ele faz cocô, ou então simplesmente pergunte a ela quando for fazer xixi e leve-a até o pinico. Você pode escolher o local onde o penico ficará na casa, mas o ideal é no banheiro.
Não segure ou force a criança  ficar sentada no penico, isso pode dificultar o processo. Converse e enfatize que ela não usará mais a fralda e é alí que ela irá fazer suas necessidades fisiológicas. Mostre a ela que isso é algo normal e que acontece com todo mundo. Seja firme e não volte atrás.
Uma outra idéia é levar a fralda suja até o penico ou vaso e colocar o cocô lá. Isso facilita o entendimento, já que a criança visualiza para onde o cocô vai e mostra que as necessidades fisiológicas são algo normal, saudável e que não há necessidade de se envergonhar. Muitas crianças entendem que a fralda esconde o cocô, porque é algo feio que ninguém pode ver, esse entendimento (muitas vezes) faz com que a criança  evite o vaso ou penico, o que dificulta a retirada da fralda. Evite demonstrar sentimentos de nojo em relação ao cocô ou xixi

4-).Incentive, elogie a criança e após iniciar o desfraldamento, não volte atrás.
Parece bobeira, mas incentivar a criança e elogiar quando ela usa o vaso faz com ela se sinta confiante sobre si e em relação ao uso do vaso. Faça festa e mostre que você tem orgulho do seu filho, já que (como dito anteriormente) sair da fralda é um processo que envolve  capacidades intelectuais, físicas e amadurecimento emocional. Também para incentiver o desfraldamento, procure livrinhos que falem sobre o assunto e leia para a criança sempre que possivel.
Se você concluiu que essa é a hora de retirar a fralda e que seu filho está amadurecido, inicie o processo e não volte atrás. Ao regredir, você (inconscientemente) estará mostrando que  não acredita na capacidade do seu filho de usar o vaso e estará demonstrando o quanto você está confuso em relação ao amadurecimento e educação dele. Portanto, seja firme, confie em você e na criança. A criança pode não racionalizar tudo isso, mas pode sentir a confusão em relação as atitudes dos pais.

5-) Peça ajuda na escola.
As professoras infantis são aptas em retirar fraldas. Combine uma data na escola para a retirada (que normalmente se inicia nos períodos mais quentes do ano). Desta forma, o processo pode ocorrer juntamente com os outros alunos, o que também é um incentivo para a criança.

Boa sorte!!!!


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga Infantil




Nenhum comentário:

Postar um comentário