terça-feira, 22 de outubro de 2013

Meu filho não come, por que?






Meu filho não come nada, e agora?

As mães costumam entrar em desespero com o fato dos filhos não comerem, essa preocupação se inicia principalmente quando o bebê passa a se alimentar por comidas sólidas. Porém, poucos sabem que comer pouco e até recusar alguns pratos é comportamento normal da criança, pois seu paladar também está em fase de desenvolvimento e alguns alimentos não apetecem tanto quanto para nós, adultos. Nesse sentido, deixo aqui explícito que obrigar a criança a comer não é a melhor atitude a ser tomada.

Quem não tem aquela avó (ou mãe, sogra) que insiste em dizer que o neto está magro e o empanturra de comida? Na realidade nossa sociedade diz que criança saudável é aquela que come tudo que se oferece, é aquela que é "cheinha". Aos olhos da nossa cultura, criança magra é sinônimo de doença, mas do ponto de saúde a realidade não é bem essa.

Para desmistificar a cultura popular sobre alimentação infantil, deixo algumas informações sobre o assunto:

1- Por volta dos 18 meses a criança come menos que no primeiro ano de vida, pois seu ritmo de crescimento diminui e ela passa desenvolver outras áreas, como as psicomotoras (digamos que, com essa idade, é mais interessante andar e descobrir o mundo do que comer). Portanto, nada desespero!

2- A criança nesta mesma idade costuma se fixar num alimento e tende a querer repeti-lo sempre. Se o alimento for nutritivo não há problema em repeti-lo, mas não deixe oferecer outros alimentos.

3- A criança sabe a quantidade de comida que ela precisa, apesar de criança o cérebro dela já funciona em relação a saciedade, portanto forçar não é a melhor coisa a se fazer. Se a criança tem o horário e rotina para comer, quando for a hora da alimentação ela irá comer o que for necessário para o organismo dela.

4- Bagunça na hora de comer faz bem. Aos 18 meses a criança já tem condição de se alimentar sozinha com a supervisão do adulto. Sujeira e bagunça faz parte da alimentação saudável e isso ajudará no desenvolvimento das habilidades motoras, quanto mais a criança comer só, mais ela ficará coordenada e aos poucos as sujeiras diminuirão. Tenha paciência e faça festa junto!

5- Você é o modelo para  seu filho até em relação a alimentação. Nada adianta oferecer comidas saudáveis se você só come guloseimas. Com dois anos, seu filho já consegue perceber você, então, tende a copiá-la e querer fazer o mesmo que você.

6- Não use alimentos como recompensa para o bom comportamento. Estudos mostram que isso ocasiona a redução da quantidade de comida ingerida. Se quiser, recorra a outros métodos de recompensa como pequenos brindes.

7- Televisão e alimentação não combinam. Comer na frente da T.V. faz com que a criança desenvolva hábitos alimentares ruins, além de prejudicar a interação familiar. É importante a criança ter hora e local correto para comer e estar focada na alimentação e não em outros estímulos como: televisão, computador, brinquedos e etc..

Como o assunto sobre alimentação é bem extenso, deixarei para o próximo post dicas de alimentação. Fique de olho!


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário