segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Problemas de Aprendizagem - Parte III (Documentário da HBO)




Nesse post irei finalizar com o assunto do Documentário da HBO - Não Sei Fazer Isso, Mas Sei Fazer Aquilo.
Caso você ainda não tenha assistido, Clique aqui para ver o Documentário, ou veja abaixo.





Nos posts anteriores algumas dificuldades específicas como a Dislexia (Clique Aqui)  e a Discalculia (Clique Aqui) foram abordadas com mais precisão. Porém,  vou finalizar o assunto com uma posição menos "rotuladora" e mais humanizada ao meu modo de ver.

Poderia falar de outras dificuldades específicas de aprendizagem que são expostas no documentário, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou o Déficit de Processamento Auditivo, mas vou fechar o tema com um olhar na criança e no seu desenvolvimento como um todo.

Ao assistir o vídeo, vocês perceberam como essas crianças se sentem? O que deixam elas felizes e confiantes? E o que faziam elas superarem as dificuldades?

Acredito que nessas três perguntas estão os princípios básicos para ajudar uma criança com dificuldade de aprender, independente do diagnóstico que ela tenha. Ao compreender que as crianças com problemas de aprendizagem se sentem desmotivadas perante aos estudos e que elas se sentem descrentes e inseguras em relação a si próprio, é possível  constatar que as coisas ao seu redor precisam de mudanças. Se a criança não aprender de determinada forma, haverá outras maneiras de conquistar o aprendizado.

Não é à toa que o nome do documentário é "Não sei fazer isso, mas sei fazer aquilo" .  Ou seja, se eu não aprendo matemática como todo mundo, posso aprender de outro jeito, posso também encontrar outras atividades que me dão prazer e que eu executo com facilidade. Assim como os personagens do vídeo que tinham suas dificuldades de aprender em sala de aula, mas eram excelentes na dança ou no motocross, por exemplo.

A mensagem principal do documentário, e minha também, é que todos nós somos capazes e temos facilidades em determinadas áreas e dificuldades em outras. As áreas que temos facilidades, devemos estar em contato com elas, pois isso eleva a nossa auto-estima e nos faz bem. As que temos dificuldades, devemos encontrar formas de superá-las tendo em mente que o jeito certo de aprender para mim não é, necessariamente, o melhor para você, pois SOMOS ÚNICOS e diferentes uns dos outros.

Acredito que o fator principal para o desenvolvimento das crianças no documentário é aceitação das dificuldades tanto da criança, quanto da família. Todas elas têm consciência do seu problema, buscaram ajuda de profissionais e se abriram para outras formas de aprender.
O primeiro passo da vitória é aceitar e acabar  com os rótulos que trazem preconceitos em relação a capacidade da criança aprender.


Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga



Nenhum comentário:

Postar um comentário