domingo, 3 de novembro de 2013

A chegada do irmãozinho mais novo. Como lidar?






O nascimento de mais um membro na família é momento de grandes emoções, principalmente para o irmão mais velho. Com a chegada do irmãozinho vários sentimentos vem à tona como: o ciúmes, a insegurança e o medo de perder o amor e a atenção dos pais e dos familiares em geral. Essa ebulição de sentimentos, normalmente, vem acompanhada de comportamentos regressivos, birras, choro exagerado, agressividade e outros.

E então, como lidar com a situação?

1-) Primeiramente a chegada do irmão mais novo deve ser esclarecida desde o início da gravidez. O ideal é que os pais expliquem para a criança sobre o irmão que está a caminho antes da barriga crescer. A mãe deve compartilhar (na linguagem da criança) todo o processo de crescimento do bebê. Deixe a criança perguntar e falar o que ela sente, tire as dúvidas e converse sobre o irmãozinho sempre. Assim, a criança internalizará aos poucos a vinda do novo membro da família e isto diminuirá a ansiedade. Se a ansiedade na criança é menor, os comportamentos agressivos e regressivos tendem a ser amenizados.

2-) Quando o bebê nascer, não altere a rotina do irmão mais velho. É necessário que a criança sinta que a vida dela continuará como antes, portanto, todas as atividades e horários deverão permanecer como antes com o mínimo de alteração possível. Mudar a rotina da criança, mesmo que seja pouco, irá gerar mais estresse e sentimentos de medo.

3-) Quando o bebê nascer permaneça dando a mesma atenção para o irmão mais velho. Separe um tempo do seu dia para ficar a sós com a criança, sem a presença do bebê (escolha a hora de sono do bebê). 

4-) Desde o início da gravidez explique para a criança a importância de ser o irmão mais velho. Potencialize a autoestima dela e coloque-a para participar na montagem do quarto, ou nos cuidados do bebê, por exemplo. O que dá certo é dar um boneco para a criança (a partir 2 ou 3 anos) para ela fazer o mesmo que a mãe faz com o irmãozinho.

5-) Quando o bebê nascer, não obrigue a criança aceitar o irmão como o melhor acontecimento na vida dela. Para ela, o bebê é um intruso que fez com que ela "perdesse o trono" na família. Respeite se a criança não quiser ver ou ficar perto do irmão num primeiro momento. Com o tempo e naturalmente, ela perceberá a importância de ter um irmão. Obrigar a aceitação irá gerar mais ciúmes, comportamentos agressivos e regressivos (quando a criança volta a fase anterior, volta a querer usar chupeta, faz xixi na cama e etc). 

6-) Nas livrarias tem vários livrinhos infantis que abordam o assunto da chegada do irmão. São estorinhas que podem ser lida para a criança nos momentos  a sós entre pais e a criança. Normalmente há uma identificação da criança com a estória e ela pedirá para o livro ser lido todos os dias.

Nas minhas buscas por novidades, encontrei esses dois livros infantis que aborda o assunto.





Se os pais não conseguirem amenizar esse conflito (que é natural num primeiro momento), é ideal que procurem a ajuda de um psicólogo.

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário