terça-feira, 5 de novembro de 2013

Os perigos dos alisantes de cabelo para as crianças. Uma questão comportamental e social a ser questionada.


No último domingo o programa Fantástico mostrou que crianças e grávidas estão fazendo alisamento no cabelo sem saber que há formol nos alisantes.

Segundo o Fantástico:

"Promessas de escovas permanentes que deixam os fios mais bonitos sem fazer mal à saúde, e que seriam permitidas até para crianças e grávidas, são falsas.
O que o Fantástico mostra é um alerta:  as promessas de escovas permanentes que deixam os fios mais bonitos sem fazer mal à saúde, e que seriam permitidas até para crianças e grávidas, são falsas. Por trás desses rótulos, estão substâncias que liberam o componente mais perigoso, e proibido,  em tratamentos nos cabelos. O formol está de volta. Só que agora, escondido."

Tenho que dizer que eu mesma,ao frequentar o salão (obviamente para fazer qualquer coisa, menos alisamento e relaxamento), já vi meninas com menos de 10 anos fazendo o alisamento. Na minha cabeça as questões que me vêm são: O que esta criança está fazendo aqui ao invés de estar brincando? Por que ela já tem que seguir padrões sociais rígidos, no qual as mulheres são mais aceitas por terem cabelos lisos?

O formol é prejudicial para qualquer pessoa e o perigo se intensifica em crianças e grávidas.


Para as gestantes o uso da substância pode ocasionar abortos, complicações e partos prematuros. Para os recém nascidos há riscos de paralisia cerebral, complicações fetais e má formação.

Para as crianças, devido a pele fina e delicada, há outro agravante, pois elas absorvem mais o formol do que os adultos. Ou seja, a chance da criança ser intoxicada e ter de ser levada ao hospital as pressas é bem grande, sem contar nos problemas de saúde que o produto ocasiona a longo prazo.

Segue abaixo os riscos dos alisantes:





Como Psicóloga não tenho como não pensar na questão comportamental. Por que crianças são submetidas tão rigidamente a padrões sociais como: alisamento e tintura de cabelo, uso de maquiagem, manicure e outros? E pior, elas dizem querer alisar os cabelos e fazer as unhas.

O que eu acredito é que cada vez mais nossas crianças estão submetidas aos padrões de beleza ditados pela mídia e isso gera o que eu chamo de "adultilização da infância", ou seja, as crianças  amadurecem precocemente e assim, passam a apresentar comportamentos que são típicos de adolescentes e adultos.

Como essa "adultilização da infância" tem sido algo social e cultural, os pais não percebem esse amadurecimento precoce, acabam não interferindo  e até incentivando tais comportamentos. E então, o que parece bobeira pode ocasionar: distúrbios alimentares (a bulimia está cada vez mais comum em meninas menores de 11 anos), ansiedade e depressão. Lembre-se que pular fases do desenvolvimento, normalmente, significa acarretar problemas na fase seguinte.

FICA DICA: além das substâncias químicas usadas nos alisamentos e tinturas serem prejudiciais a saúde da criança, o fato de ter que ter os cabelos lisos não é preocupação da criança e sim uma imposição dos padrões sociais que ela está inserida. Brincar de fazer as unhas ou de fazer escova no cabelo, por exemplo, pode ser saudável, mas a partir do momento que isso se torna uma regra, é necessário parar para pensar e orientar a criança de  outra maneira.
Por mais que a sociedade vá "cobrar" determinados padrões, cabe aos pais mostrar para a criança o outro lado. Isto também é uma forma de educar e de demonstrar amor.

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga



Nenhum comentário:

Postar um comentário