quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Culinária Infantil para o Natal (Gingerbreads): Muitas habilidades são desenvolvidas nessa atividade.




Natal e férias chegando! Momento em que as crianças ficam em casa e então pensei em uma atividade para ser feita com toda a família, com o objetivo de unir todos e assim, propiciar a criança o sentimento de segurança e cumplicidade entre os familiares.

Culinária Infantil!!! Nessa época de festas as bolachinhas natalinas fazem sucesso no mundo inteiro. Conhecidas na Europa como Gingerbreads, elas são consumidas nos chás da tarde e no dia de Natal. Costuma-se dar de presentes em latas ou em sacolinhas.

Porém, como sabem, tudo o que eu coloca aqui tem o objetivo de desenvolver algo na criança. Então, sabem o que a culinária das bolachinhas natalinas desenvolvem nas crianças?

1- Desenvolve noções de quantidade, raciocínio lógico.
2- Ao mexer na massar ou ao cortá-la e  ao utilizar as forminhas, a criança está desenvolvendo a coordenação motora.
3- No preparo em geral, desenvolve o atenção, foco e concentração.
4- Ao provar os alimentos e ao lidar com a culinária, a criança desenvolve o paladar e a importância da alimentação (de acordo com modo como as coisas são pontuadas para ela, por isso é legal um adulto ensinando tudo).
5- Ao decorar as bolachinhas, a criança estará desenvolvendo a criatividade e a expressão artística.

Segue receita e o modo de preparo:


Biscotinho


ingredientes
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de essência de baunilha
  • 2 xícaras. (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (café) de sal
Preparo
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso queira fazer biscoitos de duas cores, divida a massa ao meio e acrescente uma colher de sopa de chocolate em pó a uma das metades. Embrulhe em filme plástico e leve para descansar na geladeira por 40 minutos. Polvilhe com farinha de trigo uma superfície de trabalho lisa e abra a massa com um rolo. Corte os biscoitos com cortadores de sua preferência, acomode em assadeiras untadas e enfarinhadas e leve para assar em forno preaquecido, médio, por cerca de 20 minutos ou até que fiquem corados. Rende 18 biscoitos médios.

Glacê real

Ingredientes
  • 1 clara de ovo
  • 300 g de açúcar impalpável (um tipo mais fino do que o açúcar de confeiteiro)
  • 1 colher (café) de suco de limão ou ácido cítrico
Preparo
Coloque a clara e uma colher de sopa de açúcar na batedeira em velocidade baixa e acrescente o restante do açúcar aos poucos. Adicione o suco de limão e suba a velocidade por 10 minutos. Para tingir, utilize corante em gel.
Decoração
Faça o contorno do biscoito com o glacê real e bico perlê número 2 ou 3. Se aparecerem bolhas, fure com um palito. Deixe secar. Açúcar cristal e confeitos coloridos ajudam a decorar.



Olha aí os exemplo das bolachinhas decoradas...É só deixar a criançada soltar a imaginação.





Modo de preparo.


















Espero que tenham gostado da idéia.

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário