quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Decoração de Natal simples e artesanal = união familiar, crianças felizes e espertas (veja como).



Espirito Natalino no ar!!!

Semana passada fui ao shopping e notei como os enfeites de Natal estão caros, fato que eu acho muito triste, pois decorar a casa nessa época é muito importante para as crianças e com os preços dos enfeites elevados, nem todos conseguem fazer a decoração. Então, tive a ideia de reunir aqui exemplos de decoração natalina para fazer junto com a família gastando o mínimo possível.

 Eu  lembro perfeitamente da minha e infância com a casa toda decorada por minha mãe (principalmente). Tenho uma excelente lembrança dessa época, da gente  montando a árvore e colocando as luzes no jardim. E quem não se lembra?


Essa lembrança saudável é extremamente importante para a constituição da personalidade de uma criança. É ela que faz com que a pessoa sinta vontade de viver e de constituir projetos na vida. Um perfeito espanta depressão.


Principalmente por conta disso, tive a ideia de reunir aqui exemplos de decoração natalina para fazer junto com a família gastando muito pouco. Além de ser excelente para o bolso a atividade tem como objetivo central desenvolver vários aspectos da personalidade e do intelectual da criança. Como????

1-) Através da atividade manual desenvolve-se: aspectos motores, expressão artística, criatividade, noção espacial, atenção e concentração. Ajuda a canalizar de forma positiva a ansiedade, estresse e agressividade.
2-) Montagem da decoração desenvolve: cumplicidade e união familiar, segurança no seio familiar e também, aspectos ligados ao neurossensório motor, atenção e noção espacial.

No momento da montagem é muito construtivo se os familiares explicarem para a criança a real importância do Natal, nascimento do menino Jesus e época de renovação e nascimento. Pode-se expor a necessidade da sermos solidários uns com os outros (Solidariedade -Clique aqui e saiba como desenvolver na criança).

Segue abaixo exemplos de Decoração Natalina.





Varal de Meias: Pode usar as meias das crianças, ou comprar
algumas novas, pois depois poderão ser usadas.





Enfeites da árvore de Botão.


 Guirlanda de Flor de fuxico.



Árvore que pode ser feita com cartolina. Só colar na parede com fita adesiva própria para parede.


Árvore de Parede com bolinhas. Pode ser feita com tecido-adesivo (que encontramos em lojas de artesanato aqui em São Paulo) ou pode ser de papel.


Essa é para quem gosta de arte mesmo. Papel, guache, pezinhos e mãozinhas.


Dá para criar até na cozinha. Papai Noel de Morango e chantili. Para quem não viu, tem as bolachinhas natalinas Clique aqui para ver a receita.

Só deixar a imaginação rolar solta. 

Bom Natal a todos!

Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário