Todo mundo (pequenos e grandinhos) reclama da dificuldade que é acordar cedo e colocar a vida para "andar". Para quem tem filho e trabalha, as manhãs costumam ser a hora do dia de maior estresse. Mas com uma boa dose de paciência e planejamento esse estresse pode diminuir.
Segue algumas dicas de planejamento:
1-) Mantenha sempre os mesmos horários para dormir e acordar de segunda a sexta-feira, mesmo que a criança não queira. Planeje para seu filho se arrumar e fazer a higiene pessoal entre 15 a 20 minutos.
2-) Dê importância para a hora do café da manhã. Estudos apontam que crianças que têm a primeira refeição do dia balanceada vão melhores na escola, são mais atentas e se comportam melhor. Planeje cerca de 20 minutos para a criança comer. Aposte em proteínas,carboidratos e cereais.
3-) Na noite anterior se certifique que a criança fez a lição de casa e colocou todos os materiais necessários na mala. Deixe a roupa para o dia seguinte e os lanches prontos. Essa organização na noite anterior evita os esquecimentos ( "mãe, esqueci minha lição de casa, temos que voltar para pegar") e economiza cerca de 15 minutos da manhã. Organize tudo e deixe a menor quantidade possível de coisas para serem feitas de manhã.
4-) Antes de dormir, deite com a criança, leia uma história e converse um pouco com ela. Assim, vocês terão um tempo juntos, ela estará longe de estimulos (como televisão e computador) o que a deixará preparada para uma boa noite de sono. Além disso, a conversa com a criança fará com que ela faça todas as perguntas necessárias e evitará que ela saia da cama apenas para lhe perguntar algo.
Se seguir essas dicas, você levará por volta de 40 minutos para sair de casa (contando desde a hora que a criança levantou até a hora da saída) , fazendo tudo com calma e sem correria. O ideal seria você levantar 20 minutos antes da criança para se arrumar e organizar o café.
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga
Fonte:
http://www.schoolfamily.com/school-family-articles/article/10868-a-stress-free-morning-routine
Nenhum comentário:
Postar um comentário