quinta-feira, 29 de maio de 2014

Entendendo o Desenvolvimento Infantil (Documentário)


"Toda criança explica o homem tanto quanto o homem explica cada criança" Jean Piaget

 Praticamente todos os posts do blog permeiam o Desenvolvimento Infantil, mas nunca tinha abordado de forma mais explícita e teórica. Porém, tenho percebido no meu dia-a-dia de trabalho que alguns pais chegam até o consultório com preocupações que não deveriam existir se eles tivessem um pouco de conhecimento sobre a Psicologia do Desenvolvimento. Portanto, esse post é de extrema importância para  pais, educadores e todo profissional que lida com crianças.

Na minha busca por vídeos para o blog (e para meu estudo também) encontrei um excelente documentário chamado Introdução a Psicologia do Desenvolvimento. Esse breve filme fala de maneira clara e concisa sobre o desenvolvimento humano e enfatiza a teoria dos interacionistas e construtivistas: Piaget, Vygotsky e Wallon com enfase na teoria piagetiana. Além de ser um documentário que aborda os conceitos de forma dinâmica, há a participação de grandes nomes da Psicologia aqui no Brasil como Yves de La Taille (Psicólogo e Educador Francês, naturalizado  brasileiro, especializado em desenvolvimento moral e professor da USP).

 Antes de assistirem ao vídeo é bom terem em mente que a Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano, desde o nascimento até a vida adulta, em todos os aspectos: físico-motor, intelectual (ou cognitivo), afetivo-emocional e social.

"A Psicologia do Desenvolvimento tem a ambição de identificar etapas do processo de construção das capacidades humanas, construção na interação com o meio." (documentário).

Segue aí o documentário (vale muito a pena assistir):


Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário