terça-feira, 29 de julho de 2014

Ajudando a criança a se desenvolver/aprender (breve documentário sobre Neurociência e Educação)

E

Os segredos do Cérebro Humano  é um documentário produzido pela GLOBONEWS, no qual me ajudou a esclarecer vários aspectos relacionados a Educação, a aprendizagem e ao Desenvolvimento Humano. 
....

A Neurociência é a ciência que estuda o cérebro e hoje traz grandes benefícios para as áreas relacionadas a Educação (principalmente relacionado aos problemas de aprendizagem), aos Esportes, as Artes, a Psicologia e enfim, ao Desenvolvimento Humano como um todo.  
Entender um pouco do funcionamento do nosso cérebro pode ser um grande facilitador para pais, professores e todos os profissionais que lidam com o desenvolvimento da criança. Acredito que este documentário pode ajudar pais e profissionais a encontrarem maneiras de estimular crianças com dificuldades de aprendizagem.

Para terem melhor entendimento em relação a aprendizagem, a criança e a educação, vou deixar aqui alguns tópicos para vocês se atentarem ao assistir o vídeo.

1-) Atente-se no trabalho da professora Ana ("tia Ana"). Como a Neurociência a ajudou na solução dos problemas de alfabetização de seus alunos? Perceba que o foco dela é "aprender brincando".
2-) Atente-se para como se dão as SINAPSES (conexão entre neurônios através dos impulsos elétricos). Como é o desenvolvimento da criança e a quantidade de sinapses nos primeiros anos de vida? "Quanto mais a gente usa nosso cérebro, mais ele vai se definindo."
3-) Atente-se na explicação sobre a trilha feita no mato e como se dá nosso aprendizado. "Quanto mais praticamos, mais fortalecemos o caminho que nosso cérebro faz para executar uma determinada tarefa". Então a palavra chave para o aprendizado seria: treino, treino e mais treino!
4-) Atente-se para as fases chamadas: Janelas de Oportunidades
5-) Atente-se para o objetivo da Escola Municipal Guarani, que é criar memória de longa duração nas crianças desde pequenas . Como essa escola preparam seus alunos para alfabetização? 
6-) Qual a importância do elogio para o aprendizado? Atente-se para esse tópico.
7-) Atente-se para a pesquisa de Rui Marra. " A reação de qualquer um diante de um desafio depende do afeto que essa pessoa recebeu na infância". Atente-se para a importância das trocas afetivas no início da vida e como elas são fundamentais para a formação de segurança no indivíduo.
8-) Atente-se para a "Metodologia do Semáforo". Para aprender temos que parar, pensar e agir. Uma coisa de cada vez.
9-) Atente-se para como memorizamos. Como lembramos de detalhes? Como se dá a memória associativa?

Segue o documentário aqui. Não deixe de assistir! (Clique no link se não conseguir ver)
Espero que tenham gostado e que o documentário tenha ajudado, tanto quanto me ajudou no meu dia-a-dia com as crianças.

Post relacionados a dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento infantil:

Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga




Nenhum comentário:

Postar um comentário