quinta-feira, 3 de julho de 2014

RECEITINHAS: Trabalhando a alfabetização e a autoestima (Pizza de Omelete)



Olá, Pessoal!
Coloquei uma nova categoria no blog, chamado RECEITINHAS, pois através da culinária é possível desenvolver vários aspectos na criança. Todas as receitas que colocarei aqui no blog poderá ser feito com as crianças, sempre com supervisão dos adultos.

A RECEITINHA de hoje foi criada por mim e é a PIZZA DE OMELETE. Essa receita é bem nutritiva, mas como vai tomatinhos, queijo e orégano fica com gostinho de pizza e as crianças adoram. Além disso, coloco alguns legumes (se, por acaso, a criança se recusa a comer legumes, é só amassa-los e mistura-los na massa que eles não ficarão tão visíveis).

Com o preparo de receitas, é possível desenvolver várias habilidades na criança. Hoje focarei na união familiar, no desenvolvimento do sentimento de segurança, na autoestima positiva,  na autonomia- habilidades relacionadas ao psicológico- e no processo de leitura (para as crianças em fase de alfabetização). Para isso, separe um tempo para fazer essa culinária com seu filho, em família. Ajude-o e supervisione todo o processo.

- Crianças entre 3 e 4 anos: coloque os ingredientes para ela e a deixe misturar numa vasilha de plástico (que não quebre facilmente). Lembre-se que hoje não é dia de limpeza, não fique preocupada com a sujeira e limpe tudo depois. Pontue que ela está fazendo direito, que vai ficar uma delícia e que ela é muito esperta. Essas pontuações e o fato de deixar ela fazer do jeito dela (mesmo com a bagunça) fazem com que ela confie em si própria. Quando pronta, deixa-a provar, dê para os outros familiares proverem e elogie (somente se ficar bom, pois a criança sente quando é verdade ou mentira, sinceridade sempre). Se não ficar tão bom (o que pode acontecer) fale que tentarão novamente e que "errar a mão" faz parte (assim ela aprenderá a lidar com o erro e com as frustrações).

- Criança alfabetizadas ou em fase de alfabetização: deixe a criança ler a receita (ou tentar a ler, ajude se necessário), colocar e misturar os ingredientes. Nessa idade apenas supervisione e na hora de ir para o fogão, faça você com a criança por perto. Deixa-la fazer tudo, desenvolve também a autonomia. Para trabalhar a alfabetização e autoestima em relação a leitura, deixe-a ler, ajude-a e elogie quando ela conseguir e tiver avanços. Quando a receita estiver pronta, faça o mesmo que foi descrito anteriormente.

Toda essa atividade, por si só, propiciará aproximação entre os familiares (o que mais para frente se refletirá em cumplicidade e amizade entre pais e filhos), sentimento de segurança, confiança em si e autonomia. Além de ser muito divertido para as criança.

Tente fazer essas atividades de culinária de vez enquando, pois assim o resultados em relação aos comportamentos, ao psicológico e a alfabetização serão mais efetivos.




CHEGA DE PAPO E VAMOS A RECEITINHA!


INGREDIENTES (receita que serve uma criança):
1 Ovo
1 Xícara de chá de seleta de legumes de sua preferência bem cozida
1 Xícara de chá de queijo mussarela ralada
4 ou 5 Tomatinhos cereja
Meio dente de alho amassado
Orégano a gosto
Sal a gosto
Óleo só para untar a frigideira (se quiser tire o excesso do óleo)

MODO DE PREPARO:
Bata o ovo o sal e o orégano numa vasilha. Coloque os legumes já cozido (se você quiser pode amassá-los) numa frigideira com um pouquinho de óleo com o alho, em seguida jogue a mistura do ovo e, por último, coloque o queijo e os tomatinhos.

BON APPETIT! 


Post relacionado que você pode gostar:


Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.


Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também tem INSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!



GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga





Nenhum comentário:

Postar um comentário