segunda-feira, 23 de março de 2015

Ajudando a criança a se comunicar melhor.

 A boa comunicação ajuda a resolver problemas do cotidiano e a traz benefícios para os relacionamentos pessoais para todos nós.

O processo de comunicação, da fala especialmente, com os outros se inicia por volta de um ano de idade e continua a se desenvolver ao longo da vida. Crianças em idade primária estão na fase em que suas habilidades de comunicação são expressar a si mesmo, ouvir os outros e comunicar seus pensamentos e seus sentimentos. Eles normalmente são ansiosos para a aprender a se comunicar melhor.

Pessoas de todas as idade podem ter problemas para expressar o que  pensam e sentem. As vezes nós achamos difícil encontrar as palavras certas para descrever certos acontecimentos ou sentimentos. Diversas situações do dia-a-dia podem nos intimidar e nós ficamos envergonhados de dizer o que realmente sentimos. As vezes nós temos medos do que os outros vão pensar sobre o que dizemos, temos medo de ser rejeitados.  Ou seja, questões psicológicas e comportamentais interferem diretamente na comunicação tanto das crianças e adolescentes, como dos adultos.

É importante lembrar que a comunicação consiste em dois processos: ouvir e falar. A habilidade de ouvir é vital para a comunicação interpessoal ser efetiva e isso esta ligado com a empatia que se tem pela pessoa que esta falando. Pode ser por isso que algumas crianças tem dificuldades de ouvir.

Já parou para pensar que se seu filho nunca te ouve ou nunca faz o que você pede, pode estar ligado com a maneira como você se comunica com ele? Se isso acontece com frequência, tente mudar a maneira com que se comunica com ele. Analise seu tom de voz, o modo como se dirige a ele e se você para para escutá-lo. Isso pode fazer grande diferença na comunicação e diálogo entre pais e filhos.

Segue algumas dicas simples e efetivas para pais e educadores ajudarem a criança a se comunicar melhor:

1- Pense antes de falar. Você é exemplo para a criança, se você sempre fala coisas sem pensar, a criança fará o mesmo, pois ela tende a reproduzir comportamentos.
2- Não grite. Se precisar chamar a atenção da criança, fale de maneira precisa e segura, evite gritos.
3- Fale calmamente e com clareza. Isso faz com que a criança te entenda melhor e assim reproduza a fala de forma correta.
4- Fale sempre sobre seus sentimentos para a criança. Isso faz com que a criança entenda os sentimentos dela, pois ela se identificará com o que você diz. Além disso, ela sentirá a vontade para falar o que sente. Isso gera cumplicidade e sentimentos de segurança na criança que por si tem função terapêutica. 
5- Esteja sempre pronta para ouvir.


Referência do texto (adaptado): Zippy´s Friend: 
(http://www.partnershipforchildren.org.uk/resources/children-s-communication.html)




Segue alguns posts do blog que você pode se interessar:



Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário