quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Receitinha de verão - Desenvolvendo a Coordenação Motora e Noções deQuantidade.


VERÃO, CALOR! EBAAA!!!!

Resolvi fazer um post de RECEITINHAS inspirado nesse calor que está fazendo. Como sempre digo, para o blog PEQUENÌÑOS não é só a receita que é importante, mas sim a escolha de ingredientes saudáveis e, principalmente o fato de colocar a criançada na cozinha e assim, DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS, MOTORAS E PSICOLÓGICAS NELAS, certo?!?!

No último "RECEITINHAS" que postei falo sobre como desenvolver a autoestima e o processo de alfabetização na criança (CLICA AQUI para ver). Hoje pensei em outras duas habilidades que podem ser desenvolvida com a culinária que são: a coordenação motora fina (especialmente) e noções que quantidade.

A receita escolhida foi do famoso Sacolé, também conhecido em algumas regiões do Brasil como: Gelinho, Geladinho e etc..
 Segue a receita abaixo:

Foto de: Tem Criança na Cozinha
Para desenvolver as duas habilidades escolhidas você precisará direcionar a criança
1-) Habilidades Cognitiva - Noções de quantidade. Mostre a receita para a criança (se ela estiver no processo de alfabetização, estimule a leitura), em seguida mostre as quantidades colocando num recipiente (você pode falar sobre litros, gramas e todas as medidas que tiver na receita). Deixe a criança colocar as quantidades certas no liquidificador (se a criança for maior, a partir de uns 6 anos, apenas supervisione).

2-) Habilidade Neurossensório Motora. Na culinária a criança desenvolve a coordenação motora sempre, pois estará sempre utilizando as mãos: ou movimentando ou segurando algo. Porém, para colocar o "suco" nos pacotinhos próprios para o Sacolé, a criança precisará de atenção, coordenação motora fina, força e destreza. Então, deixe a criança colocar o suquinho nos pacotinhos, Se houver necessidade, ou a criança for pequena (3 ou 4 anos), peça para ela segurar o funil com o saquinho e você (adulto) segura o liquidificador, coloca o liquido e dá o nó.

Post relacionado que você pode gostar:


Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.


Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também tem INSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!



GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário