segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cartilha sobre o Autismo ilustrada por Ziraldo.



O Ministério da Saúde lançou (esse ano, 2013) uma cartilha de alerta sobre os sinais dos Transtornos do Espectro Autista.

Para quem não sabe, Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento.

Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento.

Se você tiver dúvidas ou perceber alguma característica da criança "diferente" em relação a socialização e comunicação, procure um profissional da saúde mental.

Segue abaixo a Cartilha:


















Como observado na ilustração de Ziraldo, se o Autismo for diagnosticado o quanto antes, a criança será estimulada desde de cedo e poderá ter uma vida com qualidade e como qualquer outra pessoa. Atualmente já é possível diagnosticar o problema por volta dos dois anos de idade.

Ana Paula Miessi Sanches - Psicológa.

4 comentários:

  1. Curti.. tenho um sobrinho autista :(
    me segue?

    http://assuntovip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Mayra!
      Vou entrar no seu blog sim... Manda a cartilha para a mãe do seu sobrinho ;)
      Abraçosss

      Excluir
  2. Eu estava a procura dessa cartilha!!! Como faço para baixar esse arquivo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Não é de baixa. Você deve copiar e colar as fotos daqui para o seu pc, depois você imprimi as imagens. Pelo que percebi eles não fizeram a cartilha para baixar. Espero que consiga ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir