segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como fazer uma Caixa Sensorial Montessoriana (ferramenta que ajuda no processo de aprendizagem e em algumas questões psicológicas)



A caixa sensorial é uma ferramenta que traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança. Através de brincadeiras com ela é possível desenvolver habilidades cognitivas, motoras e afetivas. Por esse motivo resolvi postar aqui e compartilhar com vocês.

Há muito o que se falar de uma "Caixa Sensorial" , para a educadora Maria Montessori o caminho do intelecto passa pelas mãos, pois é por meio do toque que as crianças exploram o mundo ao seu redor.
 Através da atividade sensorial é possível preparar a criança para a alfabetização,  matemática, coordenação motora, atenção, orientação espacial, criatividade, percepção visual, tátil e outros. Além disso, de acordo com a maneira em que é utilizada, a caixa sensorial trabalha o medo, a ansiedade e a autoestima.


Então, vamos preparar um Caixa Sensorial de Arroz!

 Você vai precisar de:
1-) Arroz
2-) Álcool líquido
3-) Caixa de plástico (do tamanho de sua preferência, mas não deve ser pequena)
4-) Corante alimentício
5-) Miniaturas da sua preferência e mini ferramentas.

 Para colorir o arroz:
Adicione o arroz (uma xícara), o alcool (uma colher de chá) e o corante alimentício (algumas gotas)  num saquinho plástico. Feche o saquinho e chacoalhe bem para misturar a cor. Depois, ou despeje o arroz numa vasilha, ou abra bem o saquinho para secar - a secagem é bem rápida. Veja o exemplo na foto abaixo.




Em seguida, misture  na caixa todas cores que você preparou e coloque as miniaturas escolhidas.

  
Olha aí a minha Caixa Sensorial Montessoriana.
Eu usei só duas cores, pois já tinha esses corantes em casa.








Antes que me perguntem, vamos ver possibilidades de uso da Caixa Sensorial Montessoriana!
A caixa, de preferência, deve ter algo colorido (como no caso, arroz). Com o arroz é possível que a criança desenvolva a sensibilidade tátil e as cores é possível trabalhar a visão (percepção visual, que ajuda nos processos de diferenciações que são muito importantes no processo de alfabetização).

 Com a caixa em mãos, basta você saber o que quer desenvolver na criança e criar possibilidades com ela, além da possibilidade de deixar a criança criar e brincar sozinha.

 Vou deixar alguma dicas e possibilidades de trabalho:
1-) Problemas de aprendizagem (alfabetização, relacionadas diferenciação de símbolos): coloque letrinhas e peça para a criança achar na caixa e formar palavras. Faça, também, com os olhos vendados (quando as letrinhas forem de formato na madeira ou EVA) e assim, trabalhará a atenção focada, a memória visual e tátíl (ideal para crianças com déficit da atenção e hiperatividade e para a dislexia).

2-) Questões relacionadas ao psicológico. Para o medo e ansiedade é possível vendar os olhos da criança e prestar atenção no que ela demonstra sentir, pontue para a criança os sentimentos que ela traz. Essa atividade eu aconselho para profissionais da psicologia, pois eles saberão colocar a atividade no contexto de ludoterapia, para assim resolver o problema. Essa atividade isolada dificilmente irá solucionar o medo e ansiedade da criança.

3-) Coordenação Motora. Peça para a criança pegar os objetos com um pregador, por exemplo, e assim estará trabalhando a coordenação motora fina.


Espero que tenham gostado! Eu adorei e estou utilizando muito a minha caixa em consultório.









Post relacionados que podem te interessar:
Crianças que não aprendem - CLICA AQU

Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário