A caixa sensorial é uma ferramenta que traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança. Através de brincadeiras com ela é possível desenvolver habilidades cognitivas, motoras e afetivas. Por esse motivo resolvi postar aqui e compartilhar com vocês.
Há muito o que se falar de uma "Caixa Sensorial" , para a educadora Maria Montessori o caminho do intelecto passa pelas mãos, pois é por meio do toque que as crianças exploram o mundo ao seu redor.
Através da atividade sensorial é possível preparar a criança para a alfabetização, matemática, coordenação motora, atenção, orientação espacial, criatividade, percepção visual, tátil e outros. Além disso, de acordo com a maneira em que é utilizada, a caixa sensorial trabalha o medo, a ansiedade e a autoestima.
Então, vamos preparar um Caixa Sensorial de Arroz!
1-) Arroz
2-) Álcool líquido
3-) Caixa de plástico (do tamanho de sua preferência, mas não deve ser pequena)
4-) Corante alimentício
5-) Miniaturas da sua preferência e mini ferramentas.
Para colorir o arroz:
Adicione o arroz (uma xícara), o alcool (uma colher de chá) e o corante alimentício (algumas gotas) num saquinho plástico. Feche o saquinho e chacoalhe bem para misturar a cor. Depois, ou despeje o arroz numa vasilha, ou abra bem o saquinho para secar - a secagem é bem rápida. Veja o exemplo na foto abaixo.
Em seguida, misture na caixa todas cores que você preparou e coloque as miniaturas escolhidas.
Olha aí a minha Caixa Sensorial Montessoriana.
Eu usei só duas cores, pois já tinha esses corantes em casa.
Antes que me perguntem, vamos ver possibilidades de uso da Caixa Sensorial Montessoriana!
A caixa, de preferência, deve ter algo colorido (como no caso, arroz). Com o arroz é possível que a criança desenvolva a sensibilidade tátil e as cores é possível trabalhar a visão (percepção visual, que ajuda nos processos de diferenciações que são muito importantes no processo de alfabetização).
Com a caixa em mãos, basta você saber o que quer desenvolver na criança e criar possibilidades com ela, além da possibilidade de deixar a criança criar e brincar sozinha.
Vou deixar alguma dicas e possibilidades de trabalho:
1-) Problemas de aprendizagem (alfabetização, relacionadas diferenciação de símbolos): coloque letrinhas e peça para a criança achar na caixa e formar palavras. Faça, também, com os olhos vendados (quando as letrinhas forem de formato na madeira ou EVA) e assim, trabalhará a atenção focada, a memória visual e tátíl (ideal para crianças com déficit da atenção e hiperatividade e para a dislexia).
2-) Questões relacionadas ao psicológico. Para o medo e ansiedade é possível vendar os olhos da criança e prestar atenção no que ela demonstra sentir, pontue para a criança os sentimentos que ela traz. Essa atividade eu aconselho para profissionais da psicologia, pois eles saberão colocar a atividade no contexto de ludoterapia, para assim resolver o problema. Essa atividade isolada dificilmente irá solucionar o medo e ansiedade da criança.
3-) Coordenação Motora. Peça para a criança pegar os objetos com um pregador, por exemplo, e assim estará trabalhando a coordenação motora fina.
3-) Coordenação Motora. Peça para a criança pegar os objetos com um pregador, por exemplo, e assim estará trabalhando a coordenação motora fina.
Espero que tenham gostado! Eu adorei e estou utilizando muito a minha caixa em consultório.
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