quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Educação Emocional: reconhecendo nossos sentimentos através do lúdico.

O fato de reconhecer os próprios sentimentos e educar-se para isso, tende a  amenizar diversos problemas psicológicos (como medo excessivo, ansiedade e nervosismo) que atrapalham o desenvolvimento da criança
Durante uma sessão lúdica sempre é pontuado para criança suas ações e também o que ela demonstra sentir. Porém é legal dispor de atividades nas quais a criança pode falar abertamente sobre sentimentos, estimule-a a contar sobre ela e sobre o que sente (essa é o grande segredo da Educação Emocional). 
Além disso tais atividades desenvolvem outros aspectos da criança como: atenção, coordenação motora, memória, criatividade, a linguagem, expressão corporal e artística.
Mesmo que a criança não apresente questões psicológicas acho muito válido pais proporem esse tipo de atividade em casa e professores incluirem na rotina escolar. 

Deixo abaixo alguns exemplos dessas atividades:

1-) Máscaras com pratinho de papelão. Explique a atividade e deixe a criança fazer as máscaras (apenas acompanhe), Converse sobre os sentimentos que ela escolher. Depois brinque com as máscaras.


Até eu me diverti ;)
   2-) Bonecos de bexiga (feito com bexiga e farinha de trigo, para quem quiser fazer). Eu utilizo esses bonequinhos já prontos e vou conversando com a criança sobre os sentimentos e ela vai fazendo as caretinhas.   É uma opção dar o bonequinho sem os olhos, nariz e deixar a criança fazer com canetas permanentes.                                          

                                         

                                            

                                                  
                                               É isso aí, pessoal?!? Espero que tenham gostado!

Para quem quer saber mais sobre Educação Emocional, deixo alguns links aqui:



Você não conhece PEQUENIÑOS no FACEBOOK??? Entra lá e CURTE a funpage.
Para quem me pergunta, PEQUENIÑOS também temINSTAGRAM!
Um pouquinho mais do blog, de Psicologia, ou seja, de mim (Ana Paula).
@anapaulamiessi
Procura lá!

GRATA PELA SUA PRESENÇA!
Ana Paula Miessi Sanches - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário